PROJETOS EM ANDAMENTO

 

2014 – Atual          AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DE TRANSPORTE E TRÁFEGO ASSOCIADOS AOS PADRÕES DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO DECORRENTES DA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA VIÁRIO OESTE NOS MUNICÍPIOS DE ITAPARICA E VERA CRUZ

Descrição: O Sistema Viário Oeste é uma proposta que visa dinamizar o desenvolvimento socioeconômico do Estado da Bahia, e principalmente dos municípios abrangidos pela proposta. Tal investimento de grande magnitude quanto à infraestrutura de transportes, deverá trazer uma série de impactos no uso e ocupação do solo destes municípios, notadamente os municípios localizados na Ilha de Itaparica. Este sistema viário serve com elemento estruturante de expansão urbana da região metropolitana de Salvador, e trata da duplicação da BA-001 na Ilha de Itaparica e reconfiguração de trechos da Ponte do Funil e da BA 001, entre Nazaré, Santo Antônio de Jesus e Castro Alves. Este trabalho busca estudar os impactos no sistema viário e de transportes que deverão ocorrer diante das propostas de uso e ocupação do solo na Ilha de Itaparica, impulsionadas por um novo sistema de transportes.

Situação: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa

Integrantes: Juan Pedro Moreno Delgado;  Ilce Marilia Dantas Pinto de Freitas (Responsável);  José Lázaro de Carvalho Santos;  Liliane Ferreira Mariano;  Andre Luis Cardoso Santos;  Denise Maria da Silva Ribeiro;  Silvia Camargo Fernandes Miranda;  JULIO CESAR PEDRASSOLI

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia-FAPESB

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2014 – Atual          Redes de Transporte, Integração Modal e Potencial de Descentralização das Atividades Urbanas na Região Metropolitana de Salvador: Construção de Cenários de Planejamento por geoprocessamento

Descrição: Investigar e caracterizar o papel territorial das redes de transporte na criação de centralidades alternativas, avaliando de que forma o traçado, localização e integração das infra-estruturas de transporte condicionam os padrões de concentração de atividades urbanas, em diferentes escalas.

Situação: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa

Alunos envolvidos: Graduação (1); Mestrado acadêmico (1);

Integrantes: Juan Pedro Moreno Delgado (Responsável); ;  Ilce Marilia Dantas Pinto de Freitas;  Antonio Angelo Martins da Fonseca;  Gilberto Corso Pereira;  Rosevania Cerqueira da Paixão;  Marcella Sgura Viana;  Inaiá Maria Moreira de Carvalho;  Jamile Brito Lima;  Jamile Almeida Brito

Número de produções C,T & A: 5/ Número de orientações: 4;.

 

 

PROJETOS FINALIZADOS

 

2013 – 2015           Projeto UFBA na Copa / Subprojeto de Mobilidade Urbana.

Descrição: O Projeto UFBA na Copa busca acompanhar as atividades e obras planejadas previstas pelo Ministério do Esporte (ME), pactuadas com Estados e Municípios na chamada “MATRIZ DE RESPONSABILIDADES da Copa do Mundo de Futebol de 2014 em Salvador, visando verificar a conformidade com os requisitos exigidos pela FIFA e pelo Governo Federal para que este evento seja sustentável, sugerindo quando necessárias modificações para melhoria dos resultados e adequação de procedimentos as normas de conformidade internacional.

Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa

Integrantes: Juan Pedro Moreno Delgado;  Ilce Marilia Dantas Pinto de Freitas (Responsável);  Denise Maria da Silva Ribeiro;  Silvia Camargo Fernandes Miranda;  Salvador Ávila Filho;  Ricardo de Araújo Kalid

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2012 – 2013           Projeto Básico de Transportes para a Implantação de Sistemas de Transporte Ferroviário de Passageiros de Interesse Regional / Trecho Conceição da Feira – Salvador – Alagoinhas

Descrição: Este projeto está dirigido à elaboração de estudos e pesquisas visando identificar as possibilidades de implantação de um Trem Regional no trecho compreendido entre Conceição da Feira, Salvador e Alagoinhas, no Estado da Bahia. O projeto de pesquisa tem por objetivos: a)        1. Identificação da viabilidade de implantação de sistemas de transporte ferroviário de passageiros de caráter regional em trechos de infraestrutura existente, observando o atual Marco Regulatório Ferroviário, de modo a promover a efetividade e cumprimento do papel social da prestação de serviços ferroviários. b)       2. Estabelecimento de quadro de informações necessárias que sirvam  de apoio à tomada de decisão, produzindo resultados não somente quanto à atratividade do investimento – seja do ponto de vista do interesse privado ou do público – mas também quanto à efetividade, apontando parceiros ou sócios interessados na implantação desses projetos. c) 3. Elaboração de proposta técnica de estratégia operacional e para exploração comercial dos serviços, assim como a modelagem econômica para o financiamento da implantação e operacionalização do sistema; d) 4. Levantamento de todas as informações necessárias para compor o Projeto Básico de Engenharia, informações estas que servirão de diretrizes para a elaboração do Projeto Executivo de Engenharia e do Plano de Outorgas.

Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa

Integrantes: Juan Pedro Moreno Delgado;  Ilce Marilia Dantas Pinto de Freitas (Responsável);  Raul de Bonis;  Silvia Camargo Fernandes;  Iering Alcoforado;  Denise Maria da Silva Ribeiro

Financiador(es): Ministério dos Transportes – DF-MT

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2010 – 2013           Identificação da Estrutura Espacial das cidades Brasileiras

Descrição: Este projeto de pesquisa financiado pelo edital MCT/CNPq Nº 18/2009 tem por objetivo estudar e analisar os elementos que conformam a estrutura espacial das cidades os centros e subcentros urbanos – a partir de metodologias específicas, em conformidade com a base de dados disponível para as cidades em estudo; assim como verificar a conformação das centralidades e sua relevância nos processos de planejamento urbano e de transportes. Como metodologia de pesquisa, são listados dois procedimentos: i) caso a cidade em análise disponha de dados de uso do solo e pesquisas Origem-destino, é possível utilizar um método de trabalho baseado em Sistemas de Informações Geográficas – SIG e Estatística Espacial; ii) caso a cidade não disponha de tais informações, é possível utilizar uma segunda metodologia, baseada na ferramenta Delphi, com a utilização de especialistas para a identificação das centralidades. Investiga-se ainda a relevância dos Pólos Geradores de Viagens na conformação de centralidades. Como cidades objeto dos estudos, são focadas as algumas capitais brasileiras. Goiânia, Palmas, Brasília, Manaus e Salvador.

Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico (3);

Integrantes: Juan Pedro Moreno Delgado;  Ilce Marilia Dantas Pinto de Freitas;  Erika Cristine Kneib (Responsável);  Silvia Camargo Fernandes;  Paulo Cesar Marques da Silva

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq

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2008 – 2011           Cadeias Logísticas de Desenvolvimento e Transporte no Nordeste Brasileiro – LOGTRAN NE

Descrição: Concepção de um Sistema Integrado de plataformas e centros de logística para o Corredor Multimodal de Transporte do Nordeste.  Rede de pesquisa constituida pela UFPE, UFC, UFRN e UFBA.

Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa

Alunos envolvidos: Graduação (8);

Integrantes: Juan Pedro Moreno Delgado;  Ilce Marilia Dantas Pinto de Freitas;  Anísio Brasileiro (Responsável);  Maria Leonor Maia;  Enilson Santos;  Nadja Dutra

Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos – MCT-FINEP

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2008 – 2013           Núcleo de Pesquisa em Polos Geradores de Viagens e de seus Impactos orientados à Qualidade de Vida e ao Desenvolvimento Integrado (NPGV)

Descrição: Programa de Apoio aos Núcleos de Excelência (Pronex) – Proc. n.º 170.001/2008.

Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa

Alunos envolvidos: Graduação (1); Mestrado acadêmico (1);

Integrantes: Juan Pedro Moreno Delgado;  Ilce Marilia Dantas Pinto de Freitas;  Ronaldo Balassiano;  Maria Alice P Jacques;  Carlos David Nassi;  Marcio Peixoto de Sequeira Santos;  Antônio Nelson Rodrigues da Silva;  Maria Cristina Fogliatti;  Licínio da Silva Portugal (Responsável)

Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ-FAPERJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq

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2008 – 2011           Rede Ibero-americana de Estudo em Polos Geradores de Viagens (REDPGV)

Descrição: A Rede tem como propósito principal promover a integração entre grupos de pesquisa do setor de transportes dos países Ibero-americanos, tendo como foco principal os Pólos Geradores de Viagens (PGVs) e seus potenciais impactos.

Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa

Alunos envolvidos: Graduação (1);

Integrantes: Juan Pedro Moreno Delgado;  Ilce Marilia Dantas Pinto de Freitas;  Ronaldo Balassiano;  Maria Alice P Jacques;  Carlos David Nassi;  Marcio Peixoto de Sequeira Santos;  Paulo Cesar Marques da Silva;  Antônio Nelson Rodrigues da Silva;  Maria Cristina Fogliatti;  Licínio da Silva Portugal (Responsável)

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq

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2003 – 2005           Analise das Condições de Mobilidade nas Metropoles Brasileir

Descrição: O MEAU – UFBA atualmente está inserido numa pesquisa nacional de título Transporte Urbano de Passageiros, para o Fundo Setorial de Transportes.  Esta pesquisa abrange quatro sub-projetos :Sub-projeto 1: Estudo comportamental da demanda por transportes nas cidades brasileiras. USP, UFC.Sub-projeto 2: Desenvolvimento de metodologia para o planejamento de sistemas de transporte não motorizados. UFSCar, UFC, UFMG,UnB, UNIFOR.Sub-projeto 3: Desenvolvimento de Sistema de Informações para os usuários de transporte público urbano e interurbano de passageiros. COPPE / UFRJ, EESC – USP, IME, UFC, UFRGS, UFSCar e UnBSub-projeto 04: Análise das condições de mobilidade e motorização nas cidades brasileiras. UFBA, COPPE / UFRJ, UnB, UFES.A execução deste trabalho constituiu-se uma Rede Cooperativa em que diversas instituições de ensino e pesquisa, juntamente com empresas atuam em parceria na identificação de soluções tecnológicas.O MEAU – UFBA participa da pesquisa Análise das condições de mobilidade e motorização nas cidades brasileiras, em conjunto com mais três universidades brasileiras: COPPE / UFRJ, UnB e UFES. Esta pesquisa teve início em março de 2003 e tem previsão para ser concluída aproximadamente após 24 meses.O objetivo desta pesquisa é identificar e analisar estratégias de gerenciamento da mobilidade (“MM – Mobility Management”) em contraste com as tendências observadas na motorização nas grandes cidades brasileiras, de forma a subsidiar a formulação de políticas públicas de transporte urbano.Assim faz-se um esforço de cooperação técnico-científica mútuo para realizar um estudo de gerenciamento da mobilidade de passageiros, visando compatibilizar a oferta com a demanda de transportes, integrando diferentes modalidades, contemplando o desenvolvimento de novas tecnologias a fim de melhorar o desempenho do transporte urbano de passageiros em diversas cidades brasileiras.

Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico (1);

Integrantes: Juan Pedro Moreno Delgado;  Ilce Marilia Dantas Pinto de Freitas;  Ronaldo Balassiano;  Carlos David Nassi (Responsável);  José Lázaro de Carvalho Santos

Financiador(es): Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia-COPPE, Universidade de Brasília-UnB, Universidade Federal do Espírito Santo-UFES, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações-MCTI

Número de produções C,T & A: 3/ .

 

 

 

2003 – 2006           Gestão e Monitoração das relações Transporte e Uso do Solo /

Descrição: Gestão e Monitoração das relações entre Transporte e Uso do Solo Urbanos: Construção de Cenários de Planejamento por geoprocessamento para a cidade de Salvador.ResumoA presente pesquisa propõe analisar a relação entre transporte e uso do solo urbano, visando subsidiar o processo de formulação de políticas públicas e tomada de decisão no que se refere ao planejamento e à operação do sistema de transporte da cidade de Salvador e os seus impactos na ocupação do solo urbano. A rede de transporte proporciona benefícios e custos diversificados, criando e transformando as relações espaço-tempo no território urbano, implementando os processos espaciais e a polarização. O método está baseado na articulação do Geoprocessamento e do Urbanismo das Redes para a identificação dessas relações no território, assim como, a sua regulação mediante a construção de cenários prospectivos. Propomos a estrutura de um processo que possibilitará formular políticas públicas de transporte – uso do solo, diferenciadas por áreas de intervenção específicas, ou direcionadas por temas específicos relacionados com as linhas de pesquisa Gestão da Mobilidade e Transporte e Meio Ambiente do MEAU – UFBA, articulando o planejamento e a operação dos sistemas de transporte com o desenvolvimento sustentável desejado para as atividades urbanas da cidade.

Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa

Integrantes: Juan Pedro Moreno Delgado (Responsável); ;

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq, Prefeitura Municipal de Salvador-PMS

Número de produções C,T & A: 6/ .